segunda-feira, 12 de março de 2012

TRATAMENTO DE DORES E RELAXAMENTO COM MOXA

Moxaterapia
Além do método de massagem e alinhamento da coluna, usa-se ainda, quando necessário, a Moxa ou Moxabustão, que é uma técnica terapêutica da milenar medicina Chinesa, que se baseia no estímulo de determinadas regiões do corpo, através do calor emitido pela combustão de plantas medicinais específicas. Primeiramente o técnico aplica o método de Yawara Seitai, em seguida trata dores localizadas utilizando a moxaterapia.
Essa técnica visa combater certas disfunções orgânicas e articulares, mediante a aplicação de cones ou bastões de "Artemisia Vulgari" (planta medicinal) acesos, com o objetivo de se aquecerem determinados pontos nos quais muita das vezes não se pode tocar devida à intensidade da dor.
Originária do norte da China, moxabustão significa "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acumpuntura térmica, feita pela combustão de erva Artemisie Sinesis e Vulgaris.
Segundo informações históricas conservadas até hoje na China, o surgimento da moxaterapia é anterior ao da Acupuntura. A queima da moxa produz estímulos de calor que são transmitidos aos canais de energia (meridianos) e colaterais e, ao penetrarem as camadas da pele, ajudam a regularizar o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo.
"Na primeira metade do século XX, no Japão o povo buscava por provas que demonstrassem a efetividade da acumpuntura e moxaterapia, e esta prova veio através de seus praticantes profissionais. Pesquisas e experimentos foram conduzidos seguindo os métodos empregados pela medicina ocidental. A maior descoberta que ocorreu durante este período foi com relação à prática da moxaterapia que demonstrou através de trabalhos científicos o aumento da contagem de leucócitos e eritrócitos, comprovadas pelos trabalhos de Seikoku Aochi, Simetaro Hara, Joichi Nagatoya, Hideji Fujijik Bunjiro Terada. "
"Mais ainda, revelou-se o aumento da contagem dos complementos e anticorpos, por Seikoku Aochi, Kaoru Tokieda; incluindo mudanças na alcalose sanguínea e óssea por Hisashi Kurozumi e Shigemoto Mizuno; a intensificação da peristalse intestinal segundo os trabalhos de Michio Goto; e a aceleração das funções do fígado por Kazuo Komai." (textos extraido do livro A moxaterapia Japonesa Okyu - Yaito, pagina15 e 16, Ìcone Editora, 2006, de Antonio Augusto Azevedo Cunha e Teruyoshi Hoga)









Cuidar da Coluna é cuidar da saúde em geral.