domingo, 22 de janeiro de 2012

AURICULOTERAPIA

O método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupunctura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, ás agulhas intra-dérmicas, á utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes ou agulhas com adesivo demonstraram resultados excelentes, e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único, todo o tratamento pela auriculoterapia tem como objecto promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar. A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efectivando continuamente o tratamento.





Benefícios das Técnicas:
Tratamento da Obesidade: O tratamento da Obesidade por acupuntura tem um ótimo resultado, e grande procura, já que fornece ao paciente a condição de obter a tão sonhada perda de peso de uma forma equilibrada, reduzindo a ansiedade, melhorando a digestão, atuando no funcionamento intestinal, melhorando a qualidade de vida do paciente, sem medicamentos ou efeitos colaterais indesejáveis.
Tratamento da Celulite: Através da melhora da circulação sangüínea e linfática local, ocorre um aumento da oxigenação tecidual, fazendo com que essa técnica permita não só o tratamento da celulite, mas também a melhora do aspecto da pele, e da flacidez local.
Tratamento de redução da Gordura Abdominal: Através dessa técnica o paciente pode observar a redução do diâmetro abdominal em cada sessão, além de apresentar uma melhora significativa na flacidez local.
Tratamento de Estrias e Cicatrizes: O tratamento de estrias e cicatrizes permite a redução de até 70% no aspecto da lesão, assim como a melhora de retrações e aderências.
Tratamento de Rejuvenescimento Facial: Este tratamento é muito procurado, já que o paciente percebe alguma melhora já na primeira sessão. Através do aumento da circulação sangüínea e linfática local, há um aumento da oxigenação da pele, além da estimulação da produção de colágeno, melhorando a elasticidade, e o tônus muscular, atenuando as rugas e as marcas de expressão, e melhorando o aspecto geral da pele.
Dietoterapia Chinesa: Importante para a orientação dos pacientes quanto aos benefícios e malefícios energéticos causados pelos alimentos dentro da dieta, promovendo não só o emagrecimento, mas também prevenção de patologias, e a melhora da qualidade de vida.
Tratamento da Acne: O tratamento da acne pela medicina Chinesa apresenta ótimos resultados, evitando o efeito colateral que ocorre pela ingestão dos medicamentos normalmente ministrados nesse tipo de distúrbio, como é o caso da Isotetrinoína, que apresenta efeitos colaterais severos.
Tratamento de Ptose de Mamas: Esse tratamento confere um reposicionamento das mamas, promovido por uma melhora no fluxo de Qi e Xue locais, além de atuar na nutrição da pele, tornando as mamas mais firmes, e bonitas.





OUROTERAPIA

 OUROTERAPIA

Grandes virtudes energizantes e revitalizantes, imuniza a pele contra o efeito do tempo retardando o envelhecimento. Eficaz na regeneração celular do tecido e protege contra os radicais livres que acabam provocando o envelhecimento da pele.


sábado, 7 de janeiro de 2012

FITOTERAPIA - DIABETES



Uma colher de chá de canela por dia ajuda no tratamento da diabetes tipo 2 e na melhoria das taxas de colesterol e trigliceridos sanguíneos, é a conclusão de estudos do United States Department of Agriculture (USDA).

Também Mohammad Roji Sarmidi, investigador da Universidade Tecnológica da Malásia, havia já publicado um estudo (em 2006) sobre a acção da canela no tratamento da diabetes tipo 2, no qual tinha concluido que "o extracto de canela reproduz a acção da insulina".

As propriedades medicinais da canela são já conhecidas há muito tempo. Os chineses usam-na, há quatro mil anos, no tratamento de distúrbios intestinais, diarreia, flatulência, falta de apetite e dismenorreia (dor abdominal) . Devido às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias desta especiaria é também frequente o seu uso no tratamento de gripes, constipações, infecções urinárias e reumatismo.

Uma vez que não há registo de reacções adversas ao uso moderado de canela, nada como começar o dia com um delicioso capuccino com uma colher de chá de canela!

Como a canela afeta a diabetes

A insulina, que é produzida no pâncreas, ajuda as células do organismo a converter glicose em energia. Pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 não produzem insulina suficiente, e aquelas com diabetes tipo 2 produzem insulina, mas seus corpos não conseguem utilizá-la eficientemente. Assim, sem insulina ou sem um funcionamento adequado, uma quantidade exarcebada de glicose (ou sangue açucarado) permanece na corrente sanguínea, o que pode danificar os órgãos do corpo.
Por anos tenta-se usar remédios populares para ajudar na suposta regulagem de açúcar no sangue. Richard Anderson do Departamento de Agricultura dos EUA pesquisou muitos destes remédios populares no Human Nutrition Research Center, em Beltsville, Maryland. Anderson e seus colegas pesquisadores descobriram que a canela ajuda a insulina a aumentar o metabolismo da glicose em células de gordura.
Os pesquisadores foram capazes de isolar os compostos da canela responsáveis pelo aumento do metabolismo da glicose, o mais ativo de todos foi o polímero methylhydroxychalcone (MHCP). O MHCP também teve um efeito benéfico sobre os radicais livres no sangue. O que significa tudo isso para você?
Apesar da canela não poder curar sua diabetes, pode reduzir os níveis de glicose no sangue e assim reduzir a quantidade de insulina que você precisa. Ela também pode ajudar a prevenir o aparecimento da diabetes. Se você planeja colocar a canela em sua dieta, siga estas dicas:
  1. Sempre fale com seu médico sobre a intenção de alterar sua dieta, incluindo a incorporação da canela em sua dieta.
  2. Use ¼ - ½ de colher de chá de canela por dia. Adicione-a ao seu café, mingau, vitamina, milkshake ou o que quer que você goste de tomar.
  3. Se você já sofre de diabetes, não se esqueça de manter uma rotina de uso regular da canela, para que seus níveis de açúcar no sangue não fiquem subindo e descendo.Use a mesma quantidade, na mesma hora, todos os dias para que você possa sentir como a canela afeta suas medições de açúcar no sangue.
  4. Use a canela em pó ou em pau. Pílulas de canela também estão disponíveis e podem ser facilmente encontradas através de uma pesquisa online. O MHCP é hidrossolúvel e não é encontrado no óleo de canela.
Agora que você sabe como a canela e a diabetes estão relacionadas, pode começar a procurar outros alimentos que reduzam o nível de açúcar no sangue. Não tenha medo de pesquisar para te ajudar a lidar com a diabetes.


A canela pode prevenir a diabetes tipo II 

A canela pode prevenir ou, ao menos, retardar um tipo de diabetes que se desenvolve com a idade, conforme afirmam pesquisadores americanos. Testes clínicos do extrato de canela devem começar dentro de um ano, porém o nutricionista Richard Anderson afirma que pacientes com diabetes tipo II, ou não-dependente de insulina, poderiam se beneficiar da adição deste condimento a sua comida ou à bebida. "Recomendamos que as pessoas tomem de um quarto a uma colher de chá cheia de canela diariamente ", diz Anderson. O diabetes tipo II mata 100 milhões de pessoas prematuramente a cada ano. Em pacientes com a condição, as células de gordura e dos músculos perdem, gradualmente, a habilidade de responder à insulina, hormônio que orienta as células a remover a glicose em excesso da corrente sangüínea. Como resultado, a glicose se acumula no sangue, causando sintomas como fadiga, perda de peso e visão embaçada. Em experimentos prévios de laboratório, Anderson e seus colaboradores dos laboratórios de nutrição do Serviço de Pesquisa em Agricultura, em Beltsville, Maryland, estabeleceram que a canela recupera a habilidade das células de gordura de diabéticos tipo II em reconhecer e responder à insulina, aumentando em vinte vezes o metabolismo da glicose. Agora, o grupo descobriu a substância responsável por isto, um polifenol denominado polímero chalcone metilidróxido (em inglês, MHCP). Anderson afirma que o extrato não substitui a insulina através de uma ligação com o receptor do hormônio. Experimentos demonstraram que simplesmente faz com que as células de gordura apresentem maiores respostas à insulina, garantindo que a mensagem "remova a glicose" seja registrada na célula. Em estudos não publicados, concentrações anormalmente elevadas de glicose em camundongos diabéticos se reduziram drasticamente quando receberam o MHCP. A pressão sangüínea também permaneceu estável em camundongos espontaneamente hipertensos, roedores com uma insensibilidade à insulina, cuja pressão sangüínea normalmente se eleva quando sob dieta com níveis elevados de açúcar.

Ver mais em: http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/01/canela-contra-diabetes-tipo-2.html
Copyright Luis Guerreiro

Estudo da Universidade da Malásia cria novas expectativas A canela, já conhecida pelas suas propriedades antidiarreicas e antialérgicas, é também eficaz contra a diabetes de tipo 2, a que aparece na idade adulta, indica um estudo hoje publicado na Malásia, citado pela Lusa. O trabalho, realizado durante três anos pela Universidade Tecnológica da Malásia, mostra que "o extracto de canela, localmente conhecida como kayu manis, reproduz a acção da insulina nas células", explicou ao jornal Star, de Kuala Lumpur, o investigador Mohammad Roji Sarmidi. A insulina é a hormona responsável pelo controlo da taxa de açúcar no sangue, sendo a sua insuficiência a causa da diabetes. «Estudos do Serviço de Investigação em Agricultura dos Estados Unidos também mostram que certas substâncias da canela ajudam as células a responderem melhor no que respeita à insulina», afirmou Mohammad Roji ao Star. Era já conhecida a actuação benéfica da canela contra a diarreia e a artrite, e contra as úlceras e as alergias - recordou o investigador, responsável pelo estudo. A universidade vai realizar este ano novos estudos, incluindo testes com animais, antes de poder validar a canela como meio de luta contra a diabetes, precisou. A notícia original pode ser lida em http://thestar.com.my/news/story.asp?file=/2006/1/6/nation/13005583&sec=nation&focus=1

Ver mais em: http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/01/canela-contra-diabetes-tipo-2.html
Copyright Luis Guerreiro

Estudo da Universidade da Malásia cria novas expectativas A canela, já conhecida pelas suas propriedades antidiarreicas e antialérgicas, é também eficaz contra a diabetes de tipo 2, a que aparece na idade adulta, indica um estudo hoje publicado na Malásia, citado pela Lusa. O trabalho, realizado durante três anos pela Universidade Tecnológica da Malásia, mostra que "o extracto de canela, localmente conhecida como kayu manis, reproduz a acção da insulina nas células", explicou ao jornal Star, de Kuala Lumpur, o investigador Mohammad Roji Sarmidi. A insulina é a hormona responsável pelo controlo da taxa de açúcar no sangue, sendo a sua insuficiência a causa da diabetes. «Estudos do Serviço de Investigação em Agricultura dos Estados Unidos também mostram que certas substâncias da canela ajudam as células a responderem melhor no que respeita à insulina», afirmou Mohammad Roji ao Star. Era já conhecida a actuação benéfica da canela contra a diarreia e a artrite, e contra as úlceras e as alergias - recordou o investigador, responsável pelo estudo. A universidade vai realizar este ano novos estudos, incluindo testes com animais, antes de poder validar a canela como meio de luta contra a diabetes, precisou. A notícia original pode ser lida em http://thestar.com.my/news/story.asp?file=/2006/1/6/nation/13005583&sec=nation&focus=1

Ver mais em: http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/01/canela-contra-diabetes-tipo-2.html
Copyright Luis Guerreiro

 


FITOTERAPIA: o papel das plantas na prevenção e cura das doenças



Quem nunca viu aquela típica cena de uma vovózinha pegando, em seu simples jardinzinho, meia dúzia de folhas de algumas plantinhas, fazendo um chá ou algo do tipo e dando para alguém beber, e pasmem, pouco tempo depois a pessoa se sentir bem melhor? Sim, isso não é um mito, é pura realidade! Talvez sem nenhum conhecimento técnico ou medicinal, as nossas avós estavam no caminho certo, pois realmente as plantas têm um poder de cura impressionante.
As plantas têm importantes virtudes para purificar o organismo e expelir as toxinas; suprem a falta de certos elementos nutritivos (vitaminas, sais), estimulam a ação de certos órgãos, normalizam o funcionamento de outros.
Desde que começaram a aparecer as enfermidades, os homens trataram de combatê-las como melhor sabiam. A natureza foi, sem dúvida, o primeiro médico, o primeiro laboratório de remédios, a primeira farmácia, o primeiro hospital a que o homem recorreu. Um dos primeiros métodos que se utilizou foi o tratamento mediante as propriedades medicinais das plantas. Instintivamente, os animais irracionais tomam provisões contra as enfermidades e, quando estão doentes, recorrem às ervas curativas.
As plantas executam três papéis importantes: alimentam, curam e purificam o ar. Em todo o mundo se conhecem, hoje, inúmeros remédios à base de plantas, e que são de incalculável valor para a farmacopeia moderna.
A terapêutica vegetal tem crescido com muito sucesso, pelo que não poucos médicos, desiludidos com a medicina oficial, alopatas, usam as plantas na cura de moléstias. As plantas, exceto as venenosas, só podem fazer bem. Nutrem o corpo, purificam o sangue e preparam o organismo para resistir à doença.
Os tipos de tratamentos que podem valer-se do poder das plantas são diversos, e para conhecimento, listaremos alguns deles a seguir:
Infusão: coloque a planta seca ou fresca em vasilha de porcelana ou barro, adicione água fervente e tampe. Após, no mínimo, 10 minutos, coae e dê ao paciente.
Suco ou sumo: obtido através de plantas frescas, onde aproveita-se muito mais as vitaminas, sais minerais e outras substâncias que normalmente são degradadas pelo calor ao se fazer o chá.
Cataplasmas e emplastos: são aplicações locais onde as plantas são utilizadas frescas ou cozidas brevemente, amassadas e aplicadas diretamente ou envolvida em pano limpo ou gaze.
Inalação: combina-se o vapor d’água quente com as substâncias voláteis presentes nas plantas indicadas. Aspire os vapores por um funil de papel ou pano. Recomendado para problemas respiratórios.
Gargarejos e bochechos: são normalmente indicados para tratamento em afecções da boca e garganta (gengiva, mucosas, amígdalas, faringe).

ACUPUNTURA NA ESTÉTICA




A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - colocação) é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.
A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.



  • FOTO ACIMA: tratamento de rugas faciais, suavizadas com 4 sessões de acupuntura. A musculatura ao redor da boca foi tonificada, conferindo maior volume aos lábios e atenuando as linhas nasolabiais (“bigode chinês”).
  • AÇÃO: Estimula a musculatura e a corrente sanguínea dos tecidos, atenuando sinais de envelhecimento como flacidez, rugas e marcas de expressão. Com ação tonificante para a musculatura, atua na definição dos contornos da face, harmonizando e suavizando sem modificar a expressão por ser um tratamento natural.
  • DURAÇÃO: O tratamento completo varia entre 5 a 10 sessões de 2 horas, com freqüência de 1 aplicação semanal.
  • ACUPUNTURA: SAÚDE INTEGRAL E BEM- ESTAR!
  • ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA
    Técnica milenar que visa o equilíbrio e direcionamento das energias do corpo, tanto para prevenir quanto para tratar patologias diversas: dores, stress, ansiedade, transtornos pré-menstruais , alergias, distúrbios gástricos, respiratórios, neurológicos, etc. Atua no corpo físico e também nos aspectos emocionais.
  • ACUPUNTURA ESTÉTICA
Aplicação da acupuntura que possibilita tonificar a musculatura, melhorar o aspecto da pele, atenuar rugas faciais e reduzir gordura localizada, remodelando os contornos do corpo.
Tratamentos disponíveis:
- Rejuvenescimento Facial e Suavização de Rugas
- Redução de Celulite e “Culotes”
- Redução de Gordura Localizada Abdominal


BAMBUTERAPIA



Bambuterapia – massagem que relaxa, trata, embeleza e até levanta o bumbum
Quem diria que alguns pedaços de bambu poderiam atuar na estética? Pois foi o que terapeutas corporais franceses imaginaram, criando a bambuterapia, indicada para pessoas alérgicas a cremes, óleos ou fragrâncias específicos, bem como gestantes e lactantes. Na bambuterapia, as varas de bambu são os instrumentos do massoterapeuta e funcionam como se fossem o prolongamento dos dedos, já que possibilitam o alcance de todas as regiões do corpo. Como se adaptam aos contornos corporais, promove uma modelagem mais eficaz, pois os movimentos são uniformes e proporcionam relaxamento profundo e alívio das tensões musculares ou desperta a energia corporal e, assim, ativa a circulação, tonifica e modela os tecidos. A técnica é realizada com bambus de diferentes tamanhos e espessuras e se baseia em fundamentos do shiatsu (pontos de acupuntura), medicina ayurvédica, isometria e drenagem linfática e pode ser aplicada em todo o corpo, inclusive face e cabeça.
Indicações e propriedades
Apresenta propriedades modeladoras, drenantes, tonificantes, relaxantes e energéticas. E, como todo tratamento massoterapêutico requer a análise da ficha de anamnese, uma vez que o bambu apresenta as mesmas contra indicações da massagem modeladora, relaxante e da drenagem linfática.
A técnica da bambuterapia também pode ser utilizada para massagem facial, pois funciona como redutor de marcas de expressão já que atua na renovação celular e, assim, combate o envelhecimento. Indicada para eliminar toxinas de alguns órgãos por ativar a energia dos chacras. “Quando estimulados, alguns pontos do corpo liberam energia e atuam na reconstrução celular, rejuvenescendo e eliminando tensões estagnadas”, finaliza a massoterapeuta Vanessa Costa.
Indicação:
- Elimina toxinas
- Estimula a tonificação muscular
- Melhora a oxigenação e nutrição celular
- Promove aquecimento, limpeza cutânea
- Reduz celulite, flacidez e gordura localizada
- Diminui edemas, promovendo uma melhora na circulação

VINHOTERAPIA



A vinhoterapia corporal  é um tratamento bastante utilizado principalmente no exterior atualmente algumas clínicas no Brasil estão disponibilizando para as suas clientes esse tratamento que promete deixar a pele , macia e brilhante e até reduzir medidas .
O tratamento de vinhoterapia corporal pode ser realizado de diversas maneiras desde banhos de imersão ou por partes através de cremes. No corpo, a utilização do vinho se deve ao fato de auxiliar na redução de medidas e celulite. A técnica consiste na esfoliação da área a ser tratada com enfaixamento através de bandagens molhadas em uma solução de vinho tinto quente e sais termodinamizantes, seguida de exposição a uma manta térmica por 30 minutos para penetração dos princípios ativos.
A aplicação dos produtos usados na vinhoterapia corporal é realizado através de etapas que  incluem uma massagem para ajudar a pele absorver os cremes e aproveitar ao máximo todos os nutrientes.
A massagem realizada no tratamento também auxilia no combate do envelhecimento da pele , estimulando a fabricação de colágeno e elastina.
O tratamento de vinhoterapia facial tem a duração em média de uma hora e começa sempre através de uma profunda limpeza da face para remover as células mortas e abrir os poros para melhor receber os ativos da vinhoterapia.
Em seguida é realizada uma massagem manual para promover a absorção dos polifenóis pela pele. A massagem manual é realizada em todo o rosto em vários movimentos circulares. Para finalizar o tratamento é aplicada uma máscara de vinho no rosto que ficará agindo durante 25 minutos.

Os  benefícios da vinhoterapia são inúmeros além de remover as células mortas e ativar a fabricação de colágeno e elastina, promove nutrição, clareamento e a firmeza da pele .A vinhoterapia é indicada para todos os tipos de pele e pode ser feito quinzenalmente.